Uma das ferramentas mais importantes para a evangelização de crianças é o ensino da mensagem da salvação. É através dela que a criança vai fixar em sua mente os ensinamentos básicos do cristianismo. No entanto, esta mensagem raramente é passada de forma rápida ou de uma só vez. Recomenda-se que a mensagem da salvação seja ‘diluída’ durante a história a ser ensinada, a lição do dia.
Uma importante ferramenta na evangelização e organização das igrejas é o departamento infantil. Cada vez mais presente nas principais igrejas cristãs, o departamento infantil, ou igreja infantil, deve funcionar como um auxílio no ensino das doutrinas cristãs e formação da família cristã. Além de oferecer um ensino direcionado às crianças, com linguagem e atividades próprias para cada idade, o departamento infantil também deve ser uma importante apoio aos pais que vão à igreja, pois muitos pais aproveitam melhor o culto quando não estão acompanhado de seus filhos, que muitas vezes tiram a atenção, choram, fazem perguntas ou ficam pedindo para ir embora. No entanto, as aulas do departamento infantil devem seguir algumas instruções técnicas e pedagógicas para funcionarem bem.
Outra técnica que deve ser utilizada é usar sempre frases no pessoal e singular. Exemplos de frases diretas:
“Jesus morreu por você”
“bater no seu irmão é errado”
Exemplos de frases que devem ser evitadas
“Jesus morreu por nós”
“Alguém que gosta de bater no irmão”
O que é a mensagem da salvação
A mensagem da salvação consiste em quatro pontos básicos. Repare, nas aulas disponíveis no site, que os quatro pontos são distribuídos pela história, o que ajuda a criança a entender importância da mensagem e na memorização da história. Cada ponto da história associada a um ponto básico da mensagem é melhor compreendida pela criança dentro do contexto da história por completo.
O primeiro ponto importante da mensagem da salvação é a figura de Deus, criador de todas as coisas e justo e fiel. Conhecendo essas características do Criador, a criança deve entender o desenrolar da história, saber que o Eterno está no controle de todas as coisas e que Ele trata todos com justiça. Ao falar de Deus, o professor deve também ressaltar sua criação e como criou os homens para viverem com Ele, ao seu lado, para sempre. O versículo mais recomendado para citar, ao se falar dos atributos de Deus, é João 3:16.
Em seguida, o item a ser tratado é o pecado, o qual nos afasta de Deus. Quando se fala do pecado, o professor deve explicar que pecado é tudo aquilo que falamos, pensamos ou fazemos que desagrada a Deus. Recomenda-se que os professores citem alguns exemplos e deixem um tempo para que as próprias crianças citem exemplos de pecados. O professor deve explicar que o pecado não nos permite participar da eternidade ao lado de Deus. Ao falar do pecado, o professor pode mencionar Romanos 3:23.
O terceiro fator da mensagem da salvação é a figura de Jesus Cristo, mesmo nas histórias relativas ao Antigo Testamento, Jesus Cristo deve ser mencionado porque é ele quem pode nos tirar do pecado e nos oferecer a salvação. Jesus Cristo pode nos purificar de todo pecado e nos santificar, se realmente pedirmos isso a ele. Para falar de Jesus, o professor pode mencionar 1 João 1:7 ou João 1:12.
Por fim, o último item da mensagem da salvação é o perdão, a purificação, dos pecados. O professor deve explicar que quando temos a verdadeira intenção de parar de pecar, e seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, nossos pecados são verdadeiramente perdoados, mas só Jesus pode nos perdoar. Nenhuma outra pessoa ou ritual tem este poder. Um versículo bíblico sobre a purificação dos pecados é João 3:36.
O livro sem palavras
Uma das técnicas mais utilizadas nas igrejas infantis de todo o Brasil, para transmitir a mensagem da salvação é o “livro sem palavras”. O livro sem palavras foi desenvolvido pelo reformador cristão Charles Spurgeon, e amplamente distribuído pela APEC (Associação pró evangelização de crianças), e se baseia nas cores para ensinar as crianças. É uma maneira fácil de aprender e ainda mais fácil de transmitir a mensagem da salvação.
Mesmo quem não tenha um ‘livro sem palavras’ original, pode improvisar um, pois basta utilizar as cores. Pode ser feito de feltro, pode ser feito como um chaveirinho, pode ser de cartolinas em forma de coração. Basta um pouco de criatividade. Aliás, em algumas aulas, o professor pode levar material e deixar que cada criança crie seu próprio livro sem palavras.
O livro sem palavras é dividido por cores, que remetem aos itens da mensagem da salvação.
Amarelo (dourado): Simboliza o Céu, o lugar onde Deus está, e seu grande amor por nós. Fale sobre os atributos de Deus. João 3:16. Para ir à pagina preta diga o que não entra no Céu: o pecado
Preto: A página preta representa o pecado. O pecado é tudo aquilo que pensamos, falamos ou fazemos QUE DESAGRADA DEUS. Dê exemplo de pecados que cometemos e deixe bem claro que todos nós pecamos. É normal ter pecado. Romanos 3:23. Para ir à próxima página diga o que pode nos livrar do pecado
Vermelho: Nesta página falaremos de Jesus Cristo. Jesus foi o único que nunca pecou e morreu pelos pecados de todos nós. O único meio de limparmos nossos pecados é aceitando o sangue de Cristo. Hebreus 9:22 e 1 Corintios 15:3,4
Branco: Representa o coração limpo do pecado. Com Cristo nosso coração fica limpo do pecado e temos certeza da salvação. Aqui o professor deve transmitir total confiança na salvação. João 1:12 e Hebreus 13:5b
Verde: O verde deve ser associado com as plantas, que precisam crescer. Nós quando estamos com o coração limpo, devemos crescer para que não deixemos nosso coração ficar sujo de novo pelo pecado. Basicamente devemos orar, ler a bíblia, testemunhar e frequentar uma igreja. 1 João 1:9.
O apelo
Antes do apelo (pedir que as crianças aceitem a Jesus como Salvador) recapitule a necessidade de salvação (todos pecamos, ninguém merece morar com Deus) e qual o caminho para que sejamos salvos (receber Cristo como salvador e seguir seus ensinamentos). Peça que todos fechem os olhos e abaixem as cabeças, para que uma criança não vigie a outra, ou não tome uma decisão porque o colega também tomou. Peça um sinal com a mão e ore pela salvação delas.
Mesmo que a técnica do livro sem palavras não seja aplicada, seu conceito pode ser utilizado por ser fácil, curto e eficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário